quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Saúde inicia campanha “Fique Sabendo”


O Programa Municipal DST/Aids de Catanduva inicia nesta quinta-feira a Campanha “Fique Sabendo”, em busca da maior conscientização da população sobre o diagnóstico precoce do HIV.

O movimento acontece de 22 de novembro e se estende até 1º de dezembro, no Dia Mundial da Luta Contra Aids. A meta é fazer com que pessoas sexualmente ativas e que nunca realizaram o teste anti HIV façam o exame.

Durante este período, todas as unidades de saúde e o Serviço de Assistência Especializada (SAE) disponibilizarão os testes. Na Unidade Básica de Saúde José Barrionuevo Rodrigues, na Vila Soto, também haverá o teste rápido.

A Campanha Fique Sabendo, realizada em todo o país, busca sensibilizar pessoas mais expostas ao HIV a fazerem o teste, ajudando-as a superar o medo, e acompanhar todos os casos positivos até que cheguem à Unidade de Referência para tratamento.

Além de intensificar o trabalho preventivo, com orientações sobre o diagnóstico precoce, o Programa Municipal DST/Aids também realizará os exames rápidos para HIV, sífilis e hepatites nos detentos da Cadeia Pública de Catanduva, no dia 26 de novembro.

Ainda no último dia de campanha, 1º de dezembro, será promovido um evento no espaço do estacionamento do Programa Municipal DST/Aids, junto ao Laboratório Municipal, com distribuição de preservativos masculinos e a realização de testes rápidos.

Em julho, a Secretaria de Saúde realizou a Semana das Hepatites Virais, com orientações e coletas de materiais para o teste rápido de Hepatite C. Foram, ao todo, 215 testes e um resultado positivo.

A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível e também pode ocorrer por meio do compartilhamento de objetos perfuro cortantes não esterilizados ou descartáveis (seringas e agulhas, piercing, tatuagem, alicates), compartilhamentos de utensílios e objetos de higiene contaminados com sangue, acupuntura, procedimentos médico – odontológicos, transfusão de sangue, hemoderivados e hemodiálise sem as adequadas normas de biossegurança.
 
Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário